sexta-feira, maio 11, 2012


Maratona do Conhecimento

No dia 23 de março de dois mil e doze, realizou-se no recinto escolar a Maratona do Conhecimento, atividade desenvolvida pelo departamento de Língua Portuguesa. Nela participaram cinco alunos de cada turma do 2º ciclo, ao todo estiveram envolvidos 130 alunos.
            Na Maratona do Conhecimento, todos os alunos selecionados tentavam acertar em todas as perguntas das várias disciplinas do currículo do 2º ciclo, que se encontravam dispersas nos vários sítios do recinto, acumulando pontos.
Depois de todos entregarem os seus papéis de participação, soubemos os resultados. No 5º ano ganhou o 5ºM e no 6º ano ganhou 6ºM. Parabéns às turmas vencedoras!!                                           

                               Francisco Castro e Sofia Weffort, nº11 e 24.

Concurso "ESCOLA SUSTENTÁVEL ENERGIA"

    Durante o primeiro  e o segundo período as turmas do 5º N e 5ºG participaram no concurso relativo à poupança de energia. O trabalho foi muito, mas valeu a pena! Todo o trabalho das turmas foi desenvolvido nas várias disciplinas, em interdisciplinariedade, construiram-se saberes e mudaram-se maus hábitos...principalmente lá em casa!

Desejamos boa sorte e esperamos que ganhem! E claro continuem a poupar energia.... Deixamos algumas fotos dos trabalhos desenvolvidos!













sexta-feira, maio 04, 2012


A visita de estudo


No dia 22 de março fomos ao RAAA1 (Regimento de Artilharia Antiaérea nº1, em Queluz). Na visita podemos conhecer algumas atividades e a história desse regimento.
           Podémos ver como a disciplina está presente em tudo o que se faz, desde a chegada do comandante e até mesmo no decorrer do tempo que lá estivemos.
        Neste dia podemos conhecer o trabalho do exército tal como a fanfarra, as armas antiaéreas, pista de obstáculos.
         Sob o aspecto histórico o prédio onde o regimento esta indicado foi no passado o sítio onde a guarda real ficava instalada, após o terremoto de 1755 quando a corte de Portugal passou para Queluz.
       Na capela do regimento podemos ver o monumento de homenagem aos soldados do regimento que perderam suas vidas em combate ao incêndio na serra de Sintra na década de 60.
       O que tornou ainda mais interessante foi podermos interagir em algumas atividades como: tocar bateria, formar uma fanfarra, cantar o chiuaua e ter contato com as armas antiaéreas.
       Fomos almoçar na cantina e depois para nos entretermos ficamos no bar dos praças até à hora de ir para a escola.
Adorámos a visita!
 Pedro Fornasier Bohrer  Nº 21  5º G

sexta-feira, abril 20, 2012

Olá a todos ....desejamos um bom início de 3º período!

sexta-feira, março 16, 2012

Escritora Maria Teresa Maia Gonzalez














No dia 1 de março, a escritora Maria Teresa esteve na nossa escola. Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de a ouvir falar sobre o seu livro "O Guarda da Praia", o qual foi lido e analisado nas aulas de Língua Portuguesa. Deixamos algumas fotos de trabalhos elaborados pelos alunos, e também da apresentação da escritora. Em nome de toda a escola, agradecemos a presença enriquecedora da escritora!

sexta-feira, março 02, 2012

O Carnaval na escola....

Os nossos jornalistas fizeram algumas questões sobre o carnaval a diversos alunos da escola, lê a opinião dos teus colegas sobre esta época...





Repórter Carnavalesco

Neste carnaval, mascarámo-nos de repórteres e fomos até ao pátio da nossa escola para trabalhar um bocadinho, visto que não tivemos direito à tolerância de ponto pedida.

Eu fiz quatro perguntas a alguns alunos mascarados, ou não, que encontrei no pátio da escola e obtive diferentes respostas, visto que nem todos responderam a todas as questões.
Comecei com as perguntas:
O que acha do Carnaval?

Diogo Martins, 5ºL: “É bom! É fixe!”

Erivelton Santos, 6ºL: “É divertido”

Hugo Sanchas, 5ºL: “É um dia em que nos podemos mascarar”

Bruno Santos, 5ºN: “Está a ser fixe!”

Gostas do Carnaval?

Esta foi a resposta em que obtive sempre a mesma resposta… Ou seja, todos os nossos entrevistados adoram o Carnaval.

Por que te mascaraste?

Hugo Sanchas,5ºL: “Porque gosto do carnaval”

Paulo Lima, 8ºD: “Para trazer fantasia”

Diogo Martins, 5ºL: “Para me divertir”

Por que não te mascaraste?

Erivelton Santos, 6ºL: “Não sei, não comprei roupa!

  Que achas do Carnaval na escola?

        “ (…) É fixe… (…)Na boa… (…) Gosto do Carnaval! Estas foram as melhores respostas… Tirando uma conclusão, o melhor Carnaval do Mundo é o da nossa escola!

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

14 de fevereiro - dia de S. Valentim

Sabes o porquê de se festejar o dia 14 de fevereiro? Consulta a hiperligação e descobre!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados

sexta-feira, janeiro 27, 2012

O Natal da Joana - Conto elaborado pela aluna Inês Rodrigues, 6.º M, que recebeu uma menção honrosa no Concurso "Conto de Natal"

- Joana, Joana! Anda, filha, temos de ir buscar o pinheiro para o Natal. A tia viu, na mata das Moitas, uns muitos jeitosos de onde podemos cortar uma rama para fazer uma bela árvore de Natal.

Joana ficou empolgada, ela adorava o Natal, era a altura do ano em que a fantasia se misturava com os sons, cheiros e cores da Terra.

- Olha Joana, o que achas deste aqui?

- A mim parece-me bem, tia, não é muito grande nem muito pequeno e tem uma rama muito vistosa; vamos levá-lo!

- Também acho! – concordou a tia.

- Será que a Margarida já fez o presépio dela? Ela faz sempre um presépio tão bonito tia.

- Não sei, querida, mas logo saberás, podes pedir à Margarida para te ajudar a decorar o teu pinheiro de Natal!

Joana estava feliz e ansiosa, ela adorava o presépio da sua amiga, tinha animais, pastores, lavadeiras, reis Magos, padeiros, crianças a brincar, um sapateiro e até tinha um lago, fazia-lhe lembrar uma aldeia em miniatura. Mas o que Joana mais gostava era da figura do menino Jesus, se calhar por ser um menino com quem Joana sonhava brincar.

- Margarida olha! Já tenho o meu pinheiro de Natal, já só falta decorá-lo. E tu, já fizeste o teu presépio?

- Ainda não acabei, queres vir ajudar-me?

- Claro que sim! Vamos já para não perdermos tempo! O teu presépio é mesmo giro, com tantas luzes e todas estas figurinhas.

- Sabes, trouxe tudo de Angola quando eu e os meus pais viemos embora.

- De Angola? Onde é que fica Angola?

- Oh, muito longe, é um país muito quente com grandes florestas e muitos animais.

- Então Angola deve ser um país muito bonito, porque vieste embora?

- Por causa da guerra.

- Da guerra? E o que é a guerra?

- A guerra é uma coisa muito má, destrói as pessoas e leva-as a fazer coisas muito feias umas às outras, por isso eu e os meus pais viemos embora.

Joana ficou assustada, Margarida era apenas uma criança como ela, já tinha visto o lado mais triste da vida, as crianças não deviam sofrer nem chorar. Joana era uma menina muito feliz, apesar de não ter um presépio como o da sua amiga e a sua árvore de Natal ser coberta apenas de algodão, o que lhe fazia lembrar a neve que todos os Invernos caía, branca e fofa e cobria a sua aldeia. Margarida sabia que Joana não tinha um presépio, por isso, decidiu oferecer-lhe uma das suas estrelas preferidas, para que Joana a colocasse no cimo do seu pinheiro de Natal.

- Fico muito contente - disse Joana - É a minha prenda de Natal, uma estrela para o meu pinheiro, vai ficar lindo, com muita neve e lá no cimo, bem alto, fica esta estrela a brilhar, vai ser o pinheiro de Natal mais fantástico que alguma vez tive.

- O teu presépio tem neve? E o que é a neve?

- Tu não sabes o que é a neve Margarida? Nunca viste nevar?

Joana estava impressionada com o facto da amiga não saber o que era a neve, mas em Angola não nevava, era um país com muito sol. Margarida estava surpresa com a admiração da amiga, será que era assim tão estranho não saber o que era a neve?

- A neve - disse-lhe Joana - é simplesmente bela, cai silenciosa na nossa mão, no jardim da escola e, por vezes, cai durante tanto tempo que parece que cresce da terra, é quando mais gosto de ir à escola, de fazer grandes bolas com os meus amigos e depois, atiramo-las uns aos outros.

- Será que vai nevar este inverno? – perguntou Margarida. – Eu gostava tanto que nevasse para fazermos bolas juntas e bonecos de neve.

- E vai nevar, neva sempre no inverno – disse Joana – mas agora gostava muito de te ajudar a terminar o teu presépio.

- Claro que sim e depois vamos fazer o teu pinheiro de Natal - acrescentou Margarida.

E assim, saboreando o prazer de estarem juntas, as duas amigas concluíram as suas obras natalícias, na esperança de que os flocos de neve as viessem visitar e que, em Angola, apesar de não nevar, as crianças também pudessem estar juntas.

Inesita

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Feliz Ano

Desejos para 2012


Este ano, desejo principalmente sorte e felicidade a todos.

Mas, das coisas que eu mais queria era que no telejornal viessem notícias boas, como por exemplo que a crise acabasse, que todas as doenças tivessem cura, que houvesse paz em todo o mundo e amor entre todos.

Também poderia haver um bocadinho de dinheiro, para aliviar as despesas e coisas desse género; para comprar mais coisas e para ter melhores condições de vida.

Ah! Que a fome acabe em todo o mundo e também espero que isso de dizerem que o mundo acaba este ano seja mentira, pois também o disseram em muitos outros anos e nunca acabou.

A alegria, a paz, a diversão, o humor, a igualdade entre todos e a tolerância são muito importantes para um mundo perfeito e em harmonia!

São os votos do Francisco Castro, 5ºG, nº11

Bom Ano

Com um novo ano a começar,

Muita coisa há que falar,
Votos para sonhar
E não parar de trabalhar.


Amor, carinho e dedicação,
São os votos para a nação.
Para isso não podem desanimar,
Têm muito que lutar.


Desejo a todos
Um ano feliz,
Como Portugal
Sempre quis.


Nuno Oliveira, 6ºL, Nº26

Votos de um BOM ANO

Desejamos a todos os alunos, professores e auxiliares um ano 2012 carregado de saúde, alegria e muita amizade! Esperamos que todos vós sejam felizes, saudáveis e com tudo a correr bem! Gostávamos também, que a crise acabasse, pois dificulta muito a vida aos portugueses. Fora isso, desejamos que tenham pensamentos positivos e que, nos momentos difíceis tentem sempre animar, pois há sempre solução!!   
                                                           Inês e Sofia Cardoso Weffort, nº 12 e 24  5ºG

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Bom Ano 2012

Desejamos a todos um ano muito feliz....aproveita e deixa aqui a tua mensagem para o novo ano!