terça-feira, outubro 28, 2008

NOVIDADES 2008/2009

ANO LECTIVO 2008/2009

Alguns textos...a pensar nas férias!
VISITA À BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

No dia 24 de Janeiro, fui com os meus pais à Bolsa de Turismo de Lisboa. Quando os meus pais me sugeriram ir à “tal Bolsa”, não percebi muito bem a ideia e achei até que ia ser enfadonho... Afinal, não era o mesmo que ir de férias!
Logo que entrámos no recinto, fiquei animado por ver tanta cor, imagens e sons! Pensei: “Isto é que é turismo?!” Os meus pais explicaram que fazer turismo é viajar por vários sítios e conhecer lugares, paisagens, a cultura e produtos regionais de cada país ou região. Percebi que afinal eu já tinha sido turista algumas vezes, quando fui de férias com os meus pais!
Eu queria ver tudo, o meu pai uns países e a minha mãe outros... tivemos de fazer um esforço inicial para nos organizarmos... mas depois correu bem. Eram quatro pavilhões mas, com uma pausa pelo meio, visitámos todos. Estavam divididos por expositores de países estrangeiros e portugueses e ainda de agências de viagens.
O expositor estrangeiro de que mais gostei foi o de Macau, porque tinha animação, instrumentos chineses, era grande e gostava de lá fazer umas férias. Sei que os portugueses estiveram em Macau há muitos anos e fiquei a saber que foi uma antiga colónia portuguesa até 1999. Por isso, acho que podemos lá encontrar alguns vestígios portugueses, como monumentos e a calçada portuguesa, com aquelas pedras em quadrados todas alinhadas e com alguns desenhos. Mas o que mais me agrada é ser uma cultura diferente da nossa, apesar de gostar muito de cá viver. A alimentação é diferente, tem grandes arranha-céus e também barcos que servem de habitação. Talvez um dia lá vá! Para já, fiquei com mais informação para “abrir o apetite”.
O pavilhão português de que mais gostei foi o dos Açores, porque tinha um ar saudável e fresco e grandes cubos semi-inclinados com paisagens das ilhas. Já estive na Ilha Terceira e gostei muito da paisagem, porque tem muita diversidade. Até passei a beber leite dos Açores, porque vi tantas vaquinhas em campos verdejantes que fiquei com a ideia de que o leite só pode ser booom! A minha mãe adora os Açores e já foi a mais ilhas com o meu pai; ficou muito satisfeita porque soube que, em breve, irá abrir uma loja em Lisboa com produtos açorianos.
Quando terminámos, estávamos cansados e cada um com o seu saco cheio de folhetos e revistas; contudo, acho que valeu a pena por ter sido um final de tarde diferente e em família, e para podermos planear melhor as nossas férias.
Acho que também se podia organizar na nossa escola uma mini bolsa de turismo, só para o nosso país, se cada turma fizesse a divulgação de uma cidade e o Presidente da Câmara dessa cidade desse uns brindes como incentivo...!!!
Guilherme Patrício 5º C
DIA 29 de ABRIL

DIA DO PATRONO

Participa no ROTEIRO CULTURAL, dinamizado pelo Departamento de Língua Portuguesa


DIA 13 de FEVEREIRO

A nossa Escola contou com a presença do escritor/cartoonista Augusto Cid. Poderão ver alguns dos trabalhos efectuados pelas turmas do 9ºA e B, no pavilhão F.












Esta semana, o escritor João Aguiar virá à nossa Escola. Estejam atentos!



João Aguiar nasceu em Lisboa, em 1943, e licenciou-se em Jornalismo na Universidade Livre de Lisboa.
Publicou 11 romances: A Voz dos Deuses, O Homem sem Nome, O Trono do Altíssimo, Os Comedores de Pérolas, A Hora de Sertório, A Encomendação das Almas, Navegador Solitário, Inês de Portugal, O Dragão de Fumo, A Catedral Verde e Diálogo das Compensadas.
Escreveu, ainda, os livros da colecção O Bando dos Quatro que continuam a ir ao encontro do interesse do público juvenil. Vai à Biblioteca da nossa Escola e descobre muitos dos títulos que o autor esc
reveu. Haverá, certamente, algum do teu interesse.





__________________________________________________


Estudo em
Sala de aula
Tenho sempre trabalho
Uso tratamento de informação, faço resumos
De textos
Organizo o local de estudo

Aprendo novas técnicas de leitura
Consulto livros, dicionários
Ocupo-me a estudar
Mantenho o caderno diário organizado
Preparo-me sempre para os testes
Aqui
Nada é complicado
Havia dúvidas, já as esclareci
Aprendi a ser responsável
Defini o que vou trabalhar
O estudo, oh já acabou!


Ana Catarina Garcia, n.º1, 6.ºL


Estudo em
Sala de aula
Terei cuidado com os meus materiais e com a sua
Utilização
Direi às professoras as dúvidas e
Ouvirei as explicações

Aprenderei a estudar e a melhorar o sucesso e o
Comportamento nas aulas
Organizarei os livros,
Materiais necessários e respeitarei o
PIT do dia
Acompanharei o estudo da disciplina
Nunca desrespeitarei as professoras
Habituar-me-ei a fazer a revisão das fichas feitas
Acompanhando todas disciplinas
Definirei o meu estudo diário
Ouvirei e reponderei às perguntas.
Inês Ribeiro, n.º10, 6.ºL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário.