sexta-feira, janeiro 27, 2012

O Natal da Joana - Conto elaborado pela aluna Inês Rodrigues, 6.º M, que recebeu uma menção honrosa no Concurso "Conto de Natal"

- Joana, Joana! Anda, filha, temos de ir buscar o pinheiro para o Natal. A tia viu, na mata das Moitas, uns muitos jeitosos de onde podemos cortar uma rama para fazer uma bela árvore de Natal.

Joana ficou empolgada, ela adorava o Natal, era a altura do ano em que a fantasia se misturava com os sons, cheiros e cores da Terra.

- Olha Joana, o que achas deste aqui?

- A mim parece-me bem, tia, não é muito grande nem muito pequeno e tem uma rama muito vistosa; vamos levá-lo!

- Também acho! – concordou a tia.

- Será que a Margarida já fez o presépio dela? Ela faz sempre um presépio tão bonito tia.

- Não sei, querida, mas logo saberás, podes pedir à Margarida para te ajudar a decorar o teu pinheiro de Natal!

Joana estava feliz e ansiosa, ela adorava o presépio da sua amiga, tinha animais, pastores, lavadeiras, reis Magos, padeiros, crianças a brincar, um sapateiro e até tinha um lago, fazia-lhe lembrar uma aldeia em miniatura. Mas o que Joana mais gostava era da figura do menino Jesus, se calhar por ser um menino com quem Joana sonhava brincar.

- Margarida olha! Já tenho o meu pinheiro de Natal, já só falta decorá-lo. E tu, já fizeste o teu presépio?

- Ainda não acabei, queres vir ajudar-me?

- Claro que sim! Vamos já para não perdermos tempo! O teu presépio é mesmo giro, com tantas luzes e todas estas figurinhas.

- Sabes, trouxe tudo de Angola quando eu e os meus pais viemos embora.

- De Angola? Onde é que fica Angola?

- Oh, muito longe, é um país muito quente com grandes florestas e muitos animais.

- Então Angola deve ser um país muito bonito, porque vieste embora?

- Por causa da guerra.

- Da guerra? E o que é a guerra?

- A guerra é uma coisa muito má, destrói as pessoas e leva-as a fazer coisas muito feias umas às outras, por isso eu e os meus pais viemos embora.

Joana ficou assustada, Margarida era apenas uma criança como ela, já tinha visto o lado mais triste da vida, as crianças não deviam sofrer nem chorar. Joana era uma menina muito feliz, apesar de não ter um presépio como o da sua amiga e a sua árvore de Natal ser coberta apenas de algodão, o que lhe fazia lembrar a neve que todos os Invernos caía, branca e fofa e cobria a sua aldeia. Margarida sabia que Joana não tinha um presépio, por isso, decidiu oferecer-lhe uma das suas estrelas preferidas, para que Joana a colocasse no cimo do seu pinheiro de Natal.

- Fico muito contente - disse Joana - É a minha prenda de Natal, uma estrela para o meu pinheiro, vai ficar lindo, com muita neve e lá no cimo, bem alto, fica esta estrela a brilhar, vai ser o pinheiro de Natal mais fantástico que alguma vez tive.

- O teu presépio tem neve? E o que é a neve?

- Tu não sabes o que é a neve Margarida? Nunca viste nevar?

Joana estava impressionada com o facto da amiga não saber o que era a neve, mas em Angola não nevava, era um país com muito sol. Margarida estava surpresa com a admiração da amiga, será que era assim tão estranho não saber o que era a neve?

- A neve - disse-lhe Joana - é simplesmente bela, cai silenciosa na nossa mão, no jardim da escola e, por vezes, cai durante tanto tempo que parece que cresce da terra, é quando mais gosto de ir à escola, de fazer grandes bolas com os meus amigos e depois, atiramo-las uns aos outros.

- Será que vai nevar este inverno? – perguntou Margarida. – Eu gostava tanto que nevasse para fazermos bolas juntas e bonecos de neve.

- E vai nevar, neva sempre no inverno – disse Joana – mas agora gostava muito de te ajudar a terminar o teu presépio.

- Claro que sim e depois vamos fazer o teu pinheiro de Natal - acrescentou Margarida.

E assim, saboreando o prazer de estarem juntas, as duas amigas concluíram as suas obras natalícias, na esperança de que os flocos de neve as viessem visitar e que, em Angola, apesar de não nevar, as crianças também pudessem estar juntas.

Inesita

4 comentários:

  1. Não gostei desta história sinceramente...

    ResponderEliminar
  2. De:Catarina André nº 8 6ºL
    Adorei o texto muito imaginativo e fala de uma amizade, desde já dou os parabéns à Inês por ter conseguido uma mensão honrosa no meio de tantos participantes

    ResponderEliminar
  3. adorei esta mençâo honrosa





    diogo

    ResponderEliminar
  4. Está simplesmente lindo! Adoro cada palavra deste texto!!! Parabéns pela menção honrosa, desde sempre um prémio ótimo!

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário.